terça-feira, 7 de julho de 2009

Os precursores da Administração, visoes e influencias.

Introdução
Grandes filósofos contribuíram e influenciaram na Administração, mesmo antes de ser uma ciência concreta, ou seja, mesmo antes de um aperfeiçoamento da ciência. Esses filósofos foram: Platão e Aristóteles (400 a.C.), Nicolau Maquiavel (1469-1527), Francis Bacon (1561-1626), René Descartes (1596-1650), Thomas Hobbes (1588-1679), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Os Precursores da Administração, suas Visões e Influências.
A Administração constitui o resultado histórico e integrado da cumulação numerativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários, que, no decorrer dos tempos, foram, cada qual do seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando as suas obras e teorias. Apesar do progresso do conhecimento humano, a chamada Ciência da Administração somente surgiu do despontar do século XX. A TGA é uma área nova e recente do conhecimento humano. Para que ela surgisse foram necessários séculos de preparação e antecedentes históricos capazes de permitir e viabilizar as condições indispensáveis para o seu aparecimento.
Platão (429 a.C 347 a.C)
Nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C, seu verdadeiro nome era Aristoclés, em uma homenagem ao seu avô, o nome Platos significa largura, e é quase certo que seu apelido de Platão veio de sua constituição robusta, ombros e frontes largos, um porte físico forte e vigoroso, que o fez receber homenagens por seus feitos atléticos na juventude. A excelência na forma física era apreciada ao extremo na Grécia Antiga, além de ser também filósofo grego, discípulo de Sócrates, preocupou-se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)
Nasceu em Estagira, na Calcídica. Filósofo grego, aluno de Platão, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico, também filósofo grego, do qual bastante divergiu, deu enorme impulso à Filosofia principalmente à Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano na sua época. Foi o criador da Lógica. No seu livro Política (um texto filosófico grego, composto de oito livros, com a primeira publicação em 1252), estuda a organização do Estado e distingue três formas de Administração pública:
Monarquia: é uma forma de governo em que um indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação, e "é totalmente separado de todos os outros membros do Estado".
Aristocracia: significa, literalmente poder dos melhores, é uma forma de governo no qual poucas pessoas, que se atribuem serem os mais qualificados tanto para governar como para eleger os governantes, controlam totalmente o poder.
Democracia: é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
Nicolau Maquiavel (1469-1527)
Foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia. Em sua obra O Príncipe (escrito em 1513 e publicado em 1532) refere-se à forma de como um governante deve se comportar, ou seja, aprovação dos favorecidos é essencial para o sucesso dos governantes e governante deve inspirar os governados. Segundo Maximiano (2000, p.146), Maquiavel pode ser entendido “como um analista do poder e do comportamento dos dirigentes em organizações complexas”. As principais intenções do autor não era outra a não senão produzir um manual do que chamamos hoje de “marketing político”, e transmitir uma idéia de como constitui uma das idéias da administração que é reduzir à impotência a oposição interna, atemorizar os súditos para evitar subversão e realizar alianças com outros principados.
Francis Bacon (1561-1626)
Também referido como Bacon de Verulâmio, filósofo e estadista inglês, considerado o fundador da Lógica Moderna, baseada no método experimental e indutivo. Antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como “principio da prevalência do principal sobre o acessório”, que tinha como objetivo separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório.
René Descartes (1596-1650)
Um filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da filosofia moderna. Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Em seu livro O Discurso do Método, que relata sobre um tratado matemático e filosófico (1637), qual descreve os preceitos do seu método filosófico, hoje denominado o método cartesiano, que serviu de fundamento para a tradição cientifica do ocidente.
Thomas Hobbes (1588-1679) Foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, desenvolveu a teoria da origem contratualista do estado, segundo o qual o homem primitivo, vivendo em estado selvagem, passou lentamente à vida social, através de um pacto entre todos. O homem primitivo era um ser anti-social por definição, vivendo em guerra permanente com o próximo. O Estado viria a ser, portanto, a inevitável resultante da questão, impondo a ordem e organizando a vida social, qual um Leviatã. . Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) Foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata, natural de Genebra. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo. Desenvolveu a teoria do Contrato Social que procura um Estado social legitimo próximo da vontade geral e distante da corrupção. A soberania do poder, para ele, deve estar nas mãos do povo, através do corpo político dos cidadãos. Segundo suas idéias, a população tem que tomar cuidado ao transformar seus direitos naturais em direitos civis, afinal “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. . . Karl Marx (1818-1883) Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista, que junto com seu parceiro propunham uma teoria da origem econômica do Estado. O surgimento do poder político e do Estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do homem pelo homem.
Friedrich Engels (1820-1895) Filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo, sendo co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador, a obra O Capital, é um conjunto de livros (sendo o primeiro de 1867) de Karl Marx como crítica ao capitalismo (crítica da economia política) que abordava aspectos econômicos como: Mais valia, ou seja, a diferença entre o valor produzido e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista. Aborda também capital constante, ou seja, é a parte do capital se transforma em matérias primas, em matérias auxiliares, isto é em meios de produção. Inclui também o capital variável, ou seja, conceitua como sendo a parte do capital que se transforma em força de trabalho (salário). Engels lutava pela melhoria de vida dos trabalhadores para que os mesmos tivessem melhores condições de vida e trabalho, ou seja, com um objetivo de tentar reformar a sociedade através da boa vontade e participação de todos. Todas as tentativas não vão além de uma tendência fortemente filantrópica e paternalista: melhoria de alojamentos e higiene, construção de escolas, aumento de salários, redução de horas de trabalho. Com o surgimento da Filosofia Moderna, deixa a Administração de receber contribuições e influências, uma vez que o campo de estudo filosófico afasta-se enormemente dos problemas organizacionais.
Conclusão
Grandes nomes da filosofia, mostraram que a Administração tem vigência muito mesmo antes de Taylor, Fayol e Ford, que são considerados os pioneiros da Administração. Os filósofos que auxiliaram a Administração, tem ate os dias atuais suas idéias e visões utilizadas por administradores, que tem um objetivo em mente, o sucesso.
Bibliografia
Da internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o, Data de Acesso: 10/06/2009, as 23 hs e 35 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Engels, Data de Acesso: 12/06/2009, as 22hs e 45 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau, Data de Acesso: 12/06/2009, as 20hs e 30min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes, 13/06/2009, as 21/06/2009, as 19 hs e 21 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel, Data de Acesso: 18/06/2009, as 15hs e 30 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes, Data de Acesso: 17/06/2009, as 01 hs e 20 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx, Data de Acesso: 17/06/2009, as 00 hs e 15 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon_(fil%C3%B3sofo), Data de Acesso: 19/06/2009, as 15hs e 49 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles, Data de Acesso: 15/06/2009, as 18 hs e 40 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Capital, Data de Acesso: 22/06/2009, as 00 hs e 02 min.
Livros:
2ª Ed. Chavienato, Idalberto, 1929- Introdução a teoria geral da administração / edição compactada/ Idalberto Chavienato
.- 2ª Ed. Revista e atualizada- Rio de Janeiro: Campus 2000.

Um comentário:

  1. Me desculpa, mas vc esqueceu um detalhe de apresentação do seu texto. A cor das letras não poderia ser pior, não se encherga nada. Fundo branco com letras amarelas, não né.

    ResponderExcluir