terça-feira, 7 de julho de 2009

Organização e seu funcionamento

Introdução
A administração inicialmente compreendida como a realização de empreendimentos sob as ordens de alguém ou simplesmente como a prestação de um serviço a outrem.
Neste trabalho vemos a importância da administração e como ele está presente em todos os momentos de nossas vidas, que nos exige habilidades imprescindíveis para administradores que constantemente convivem com situações extremamente complexas.
Na medida em que as organizações crescem, os problemas e os desafios também se ampliam, exigido o desenvolvimento de novas habilidades, conhecimento e atitudes dos administrativos. Assim o administrador especialista amplia suas competências, e se transforma em um generalista com estafo para enfrentar os desafios do mundo globalização.

Organização formal
É conduzida pelas normas da instituição, pela lei, por uma política de gestão, e pelas especificações e padrão sugeridas para que seus objetivos possam ser alcançados.
A organização formal tem um caráter essencialmente lógico e extremamente racional.
Apesar da organização formal possuir um grau de preparação e de compreensão mais elevado e imediato, pois é esta que explica o que faz e por que faz, as relações informais entre os membros da organização assumir uma importância fundamental, pois é delas que em, grande parte depende o ambiente de trabalho o qual por sua vez, constitui uma das mais importantes condicionantes da motivação e dos níveis de produtividade dos trabalhadores.
A própria organização formal tem uma forte influência quer quantitativa, quer qualitativa sobre a organização informal, daí que a estrutura organizacional assim como as regras políticas e procedimentos devam ser definidos por uma forma de facilitar e incentivar as relações informais e assim proporcionarem um melhor ambiente de trabalho e uma maior motivação dos trabalhadores.
Organização Informal
A organização informal por outro lado possui uma característica a espontaneidade.
A organização informal caracteriza-se nos usos e costumes nas tradições, idéias e normas sociais que cada componente da organização traz consigo. Traduz-se por meio de atitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento.
Segundo Chiavenato (2003, p. 131), a organização informal apresenta as seguintes características:
Relação de coesão ou de antagonismo – as pessoas em associação com outros, situadas em diferentes níveis de setores da empresa, criam relações pessoais de simpatia (de identificação).
Status - os indivíduos interagem em grupos informais, dentro dos quais cada um, independentemente de sua posição na organização formal, adquiri certa posição social ou status em função do seu papel participação e integração na vida do grupo;
Colaboração espontânea – a organização informal é um reflexo de colaboração espontânea que pode e deve ser aplicada a favor da empresa.
A organização informal transcende a organização formal – a organização informal é feita por interações e relações espontâneas, cuja duração e natureza superam as interações e relações formais.
Função administrativa e sua representatividade na empresa
Como tal, a organização é uma atividade básica de administração, serve para agrupar e estruturar todos os predeterminados. Como função administrativa a organização depende do planejamento, da direção e do controle.
Para formar o chamado processo administrativo, que é o encadeamento e interligação entre todas as funções administrativas, como todas elas interagem dinamicamente entre si e caracterizam uma estreita interdependência para compor o processo administrativo, a organização mantém estruturas relações com tudo o que já vimos a respeito do planejamento e com tudo o que veremos adiante a respeito da direção e do controle.
Por meio da organização a empresa reúne e entrega os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-las, estabelece a divisão do trabalho por meio da diferenciação, proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração, define os níveis de autoridade e de responsabilidade, e assim por diante. A organização representa, no fundo todos aqueles meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento, a direção e o controle da ação empresarial para atingir os seus objetivos.
Importância das organizações no contexto da Administração
A administração é um conjunto de processos entrosados e unificados e abrange aspectos que a organização por si só não envolve, tais como os da previsão comando e controle.
A organização somente estabelece a estrutura e a forma, sendo, portanto, estática e limitada. A partir daí, a palavra organização passa a ser usada com dois significados diferentes.
A organização como entidade social
– tem como objetivo aperfeiçoar o funcionário para que ele venha produzir mais e melhor, para que esta ocorra é necessário que o administrador utilize o agente motivacional para com seu funcionário.
Este agente motivacional pode está ligado a plano de saúde e outros vários tipos de incentivos, até por que o trabalhador braçal ama benefícios e este benefício pode ser subtraído do imposto de renda. O que pode ser de grande valia, sendo que o empresário terá um funcionário feliz e gastará menos com o imposto de renda.
Na organização como função administrativa
– previsão – para o administrador moderno é muito importante prever o que comprar e como comprar, além de gastos e ganhos.
Ex.: Antes de construir um modulo empresarial e necessário saber quanto cai gastar, fazendo uma tabela de compras e gasto humano.
- comando – as ordens devem ser de maneira direta, sem causar ruídos e todos devem ter a mesma informação.
Este comando dependendo da situação pode ser, autocrata, democrata ou permissivo.
Ex.: Gerente
- Coordenação – a coordenação vem um pouco abaixo de comando, o coordenador pode ser um supervisor ou encarregado, pelo qual o gerente de setor ou geral, passa as informações para ele e ele reproduz para os funcionários da empresa.
- Controle – normalmente a equipe que cuida do sistema financeiro da empresa, cuida dos gastos e pagamentos.
Em uma organização é necessário que cada um saiba o que fazer em uma determinada função.
O bom andamento empresarial depende de treinamento e uma diagramação entre funcionário e empresa.
Ou seja, todo o conceito de Fayoul e todas as teorias do passado só nos levam a uma coisa, a situação final do cliente, pois a empresa privada pode viver sem qualquer coisa mais sem o cliente não dá, veja na pirâmide.



Esta interação deve ser levada em consideração para as organizações modernas, é aí que entra o olho do administrador, procurando gerenciar problemas, monitorar funcionários e trazendo o crescimento e a valorização da organização e do mercado que atua.
Fabricação e sua representação para organização empresarial
A fabricação consiste na produção de mercadorias, o maquinário e os equipamentos, têm de serem instalados de forma que facilite a produção, outro quesito importante é que o funcionário deve estar capacitado para manusear os equipamentos.
O trabalho precisa ser planificado e controlado, igualmente a qualidade do produto deve estar devidamente controlada.
Em um mundo globalizado super competitivo é preciso se observar, o padrão de qualidade da matéria prima e do produto acabado, pois quão maior a qualidade maior a procura do mercado interno e externo.
Os prazos de produção devem ser cumpridos, para garantir a credibilidade da empresa no mercado.
Existe uma série de fatores que são introduzidos no processo de fabricação como:
1 – Manufatura Analítica;
2 – Manufatura Sintética;
3 – Fabricação;
4 – Montagem.
- Manufatura Analítica – É a forma pela qual se tem um processo mais delicado entre a matéria-prima e o produto final.
Ex.: Refinamento do petróleo e produtos alimentícios (miojo).
- Manufatura Sintética – É a realizada quando se utiliza uma matéria prima para formar um único produto.
Ex. Aço e sabão.
- Fabricação – É o processo de se criar materiais através da matéria prima escolhida em larga escala.
Ex.: Madeira – mesa
- Montagem – O processo de agregar materiais a outros recebe o nome de montagem quando finalizam um produto.
Ex.: Guarda roupas, são várias peças que formam um produto.
Os elementos comuns de fabricação são aqueles que se aliam um ao outro para facilitar a formação do produto final, nesses elementos se encontra:
- Materiais
- Maquinaria e equipamento
- Instalação
- Trabalho
- Controle
- Materiais – são as matérias primas a serem utilizadas, por exemplo, em um carro, aço, borracha, tecido, desenho do produto, fim a que se destina, custo e disponibilidade.
- Maquinário e o equipamento – A transformação da matéria prima requer maquinaria ou equipamento para este fim, sempre procurando produção na maior escala possível, agilidade e um preço acessível no mercado.
- Instalação – Não basta se tiver um número de máquinas enorme, deve-se instalar da maneira que facilitem a produção, e com a manutenção correta, para que se venha prever quando ela vai quebrar.
- Trabalho – Deve ser feito por especialistas treinados e preparados para o que o mercado lhe pede.
- Controle – para se ter um produto que esteja no preço do mercado e que dê lucro é preciso consultores preparados para observar o mercado e o cliente, sempre buscando novidades para atrair seu cliente.
Administração da Empresa e seu papel na Organização Moderna
Cada empresa requer que decisões sejam tomadas necessita também da coordenação de múltiplas atividades de condução de pessoas da avaliação do desempenho dirigidos e dos objetivos previamente determinados da obtenção, alocação de recursos, etc. sobre a administração na sociedade moderna. Chiavenato (2003. P.13).
Numerosas atividades administrativas desempenhadas por vários administradores, orientadas para áreas e problemas específicos, precisam ser realizadas e coordenadas de maneira integrada e coesa em cada organização ou empresa.
O administrador precisa lidar com pessoas que executam tarefas, planejam,organizam,controlam,pesquisam, que lhe são subordinadas. o administrador e um agente não só de condução mas também de mudança e de transformação das empresas levando a novos rumos,novos processos novas tecnologias e novos patamares.
A aceleração e o acesso a informação favorecerão o desenvolvimento de novos comportamentos dos consumidores e que por sua vez demandara crescente necessidade que as atuais organizações poderão ter condições de atender. Na medida em que a organização cresce, os problemas e os desafios também se ampliam, exigindo o desenvolvimento de nova habilidade, conhecimento e atitudes dos administradores.
O grande desafio das organizações na sociedade da informação e da globalização.
Durante toda a evolução temos vividos, e nos Adaptado as mudanças mesmo estando acostumado a trabalhar com padrões e regras, que estabelecemos em nossas mentes chamados de paradiguimas as quais filtram informações que não estejam de acordo com a nossa lógica interna pessoal ou profissional.
A sociedade esta sujeita a mudança continua e a evolução ao longo do tempo nesse processo evolutivo passou da sociedade agrícola para sociedade industrial da informação para era do conhecimento a qual esta baseada no conhecimento e em valores intangíveis que o mesmo poderá trazer de retorno as organizações.
Ainda que novas técnicas tenham aumentado a produtividade e demanda de mão de obra especifica a sociedade globalizada permite que as empresas e instituições transfiram atividades produtivas de um país para o outro, mas que a transferência física de uma fabrica pó exemplo, são os valiosos conteúdos informativo que “visam” nos cérebros de seus executivos e nas redes de informação eletrônica (Marchiori,2002).

Funções do Grupo
Todos os membros trabalharam juntos no desenvolvimento e organização do trabalho, cabendo a cada integrante do grupo uma parte do trabalho, e assim foi distribuído para apresentação:
Questão 01, As organizações: Conceito Formal e informal. (Cleiton);
Questão 02, A função administrativa e sua representatividade na empresa. (Isabel)
Questão 03, A importância das organizações no contexto da Administração. (Andréia)
Questão 04, A fabricação e sua representação para a organização Empresarial. (Alexandre)
Questão 05, A administração da empresa e seu papel na organização Moderna. (Alexandre)
Questão 06, O grande desafio da organização na sociedade da Informação e da Globalização. (Nara)

Referências Bibliográficas
Ribeiro, Antonio lima. Teorias da administração Editora Saraiva
Chiavenato, Idalberto. Introdução a teoria da administração uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7 ed. Rio de janeior; Elsivier, 2003.
HTTP://portaldegestao.blogspot.com/2008/02/organização-formal-us-organizacao-informal., idalberto Chiavenato, São Paulomakron books, 1994, 2ª Edição
Hall, Robisson. Organização e administração de negócios. Ed Mc Grau – Hill do Brasil, Ltda, 1971

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