quinta-feira, 30 de abril de 2009

TEORIA GERAL DA AMINISTRAÇÃO/ TGA

É sabido que a disciplina TGA é essencialmente teórica a começar de seu título. Um dos seus objetivos é exatamente apresentar as diversas teorias que, ao longo do tempo, serviram e ainda servem para orientar o trabalho do administrador de empresas em suas tomadas de decisões. Entretanto, o modo de atuar do professor em sala de aula é de vital importância para despertar nos acadêmicos, o interesse pelo aprendizado dessas teorias e sua compreensão no contexto das organizações empresariais.
O intuito da disciplina de TGA é ensinar o aluno a pensar por meio dos conceitos e dos processos investigativos ligados à compreensão do ato de administrar. Sendo assim, as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino desta disciplina precisam desenvolver no aluno tal capacidade, não se limitando à simples apresentação dos fatos históricos que nortearam os primeiros estudos sobre administração e, tampouco, à seqüência cronológica das abordagens teóricas que caracterizam o conteúdo programático da matéria. Há necessidade de preparar o acadêmico, já a partir dos primeiros períodos do curso, para a apropriação de conceitos e ao desenvolvimento de habilidades que possam auxiliá-lo na vida profissional.
Recentes publicações dão conta da grande dificuldade do estudante de administração e do profissional administrador recém formado em ter iniciativa, pensar e tomar decisões, haja vista sua capacidade limitada de pensar, criticar e de tomar atitudes. Suas atitudes, valores e crenças se baseiam na vida educacional e familiar e as mudanças sempre encontram resistências em função da formação cultural ao longo da vida.
Desenvolver nos acadêmicos e nos futuros profissionais tais habilidades requer dos professores e das instituições de ensino superior, constante reflexão em relação às práticas pedagógicas adotadas. Além de procedimentos didáticos voltados para o desenvolvimento das competências e habilidades do pensar, o uso de tecnologias voltadas para a qualificação da disciplina de TGA, a utilização de simulações e jogos de empresa como instrumentos de ensino são apontadas como práticas pedagógicas potencialmente poderosas para transformar a dinâmica do ensino de administração, desde que não sejam utilizadas como instrumentos únicos no processo de ensinar. As experiências com jogos, simulações, seminários e estudos de caso, induzem o aluno a pensar e refletir, fazer relações, correlações e contextualizar. Ao professor, cabe variar a utilização dos recursos e métodos didático-pedagógicos à sua disposição, no sentido de mudar a aula, valendo-se inclusive da própria opinião e sugestão de seus alunos.
Assim, a disciplina de TGA deve ser conduzida e ensinada no sentido de desenvolver no aluno a capacidade de pensar de maneira reflexiva, sendo a Administração de Empresas, uma ciência que mescla elementos das ciências humanas, ciências sociais, ciências exatas, aproveitando os diversos saberes existentes nessas ciências.Faz-se importante a reflexão sobre como se ensina e como se aprende, levando em conta o modo de pensar da Administração. Isso não significa que os velhos pressupostos teóricos devam ser desprezados, mas sim, devem ser somados às novas formas de pensar e agir das organizações.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFÍCAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3ohttp://www.administradores.com.br/livros/teoria_geral_da_administracao_nova_edicao/296/

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