segunda-feira, 20 de abril de 2009

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Para Gardner múltiplas inteligências é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação.
Os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Essas inteligências são classificadas em lingüística, lógico-matemático, espacial, musical, sinestésica, interpessoal e intrapessoal, essas competências intelectuais são relativamente independentes e possuem sua origem e limites genéticos.
Inteligência lingüística, uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.
Inteligência musical se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música.
Inteligência lógica matemática e descrita como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.
Inteligência espacial a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. A habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente, a partir das percepções iniciais, cria tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.
Inteligência sinestésica à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
Inteligência interpessoal a habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos.
Inteligência intrapessoal a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprias, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio, e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva.
A visão tradicional da inteligência sustenta que em nosso cérebro existe um único computador, de capacidade muito geral. Quando funciona bem, a pessoa e inteligente e capaz de destacar-se em qualquer atividade. Mas se funciona mal, o dono desse equipamento se torna um tolo incapaz de estabelecer pensamentos coerentes.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncias_m%C3%BAltiplas
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário